Como fazer um curso online

curso online-dd9af47a
curso online-dd9af47a

Compartilhe

PRODUÇÃO DE CURSO ON-LINE OU POR VIDEOAULAS.

Primeiríssima coisa que você precisa é dominar o assunto para poder planejar o conteúdo, mas não basta, é preciso um bom conteúdo, e para isso você precisa da nossa mentoria.

Quem é seu público e como ele se comporta também fará uma grande diferença no sucesso do seu negócio.

Tenha uma boa plataforma de vendas.

Aposte no marketing digital.

Faça certificados de participação com qualidade visual do design ao acabamento.

Dependendo da duração do seu curso, ou da importância dele, é interessante fazer uma formatura.

Mantenha contato com quem concluiu os cursos e faça pesquisas de satisfação.

Essas são dicas valiosas para você começar a pensar no seu projeto, mas para ter o sucesso absoluto do seu negócio, você precisa de um suporte técnico capacitado e experiente para a produção dos seus cursos presencial ou on-line: Arcos do Saber – é a sua escolha certa!

PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO.

– Estruturação completa dos textos

– Suporte nos roteiros

– Projeto pedagógico do curso

– Projeto pedagógico das aulas

– Uma apostila do curso – Fazemos Copywriter e ghost writer

– Suporte total para elaboração do seu livro (Copywriter e ghost writer, editoração, diagramação, criação de capa, etc.)

CAPTAÇÃO DE VÍDEO

– Roteiro das aulas

– Direção de um dia de gravação – (produção de 14 videoaulas de 15 minutos)

– Um videomarketing

– Edição das videoaulas

ETAPAS

Reunião com a direção para orientações sobre materiais, identidade visual, divulgação, etc.

Projeto pedagógico

Identidade visual

Agendamento para oficina de produção de material didático

CRIAÇÃO DE CURSOS

Criar um curso presencial ou à distância têm algumas semelhanças, mas também grandes diferenças, e a mais óbvia, claro, é a presença física do professor.

Na sala de aula presencial, o professor é o condutor do processo e sua performance e conhecimento fazem a diferença na procura por cursos de qualidade.

Material didático compatível com o curso fazem a interatividade estudante-professor e é fundamental para a compreensão do conteúdo apresentado.

Já no ensino à distância a ausência física do professor é um verdadeiro desafio para a manutenção das aulas, e por isso faz-se necessário ferramentas, técnicas e estratégias específicas para a aula tornar-se dinâmica e atraente. Materiais didáticos digitais desenvolvidos com as Tecnologias da Informação trazem um atrativo a mais para o seu curso, e claro, metodologias criativas e versáteis para desenvolver o conteúdo.

A qualidade do material didático começa na produção, com uma copy fora da curva que irá influenciar totalmente o resultado do processo educacional.

Quanto mais diversificado o material, mais se aproximará das várias realidades dos estudantes e dos diferentes estilos de aprendizagem. Além dos textos para leitura, o material deve conter recursos visuais e de áudio – vídeos, dramatização, simulação, gráficos, mapas, fotos, ilustrações animadas ou não e efeitos de computação gráfica, entre outros.

Público-alvo – quem serão seus alunos, onde eles estão, quais os pré-requisitos para a matrícula.

Carga horária – após a definição desses três tópicos, é importante precisar a carga horária total e semanal. Por isso, entenda bem:

Carga horária total da disciplina/curso: é o tempo dedicado pelo cursista a todas as atividades planejadas para a aprovação no curso. Por exemplo: um curso de 60h, espera-se que o estudante dedique uma boa parte para a compreensão da disciplina durante a sua realização. Nesta carga, incluem-se: material para leitura, vídeos, aulas narradas, participação em fóruns e chat, exercícios, tarefas e avaliações.

Carga horária semanal – além da carga horária total do curso/disciplina, defina o período de tempo no qual o conteúdo será apresentado. Por exemplo: para um curso de 60h, com dedicação por parte do estudante de 10 horas por semana, significará que o curso terá período de oferecimento de 6 semanas.

Coordenador de curso – o coordenar deve acompanhar o curso desde a elaboração dos projetos básico e pedagógico do curso como um todo; realizar o planejamento e desenvolvimento, em conjunto com equipe indicada, dos processos seletivos de alunos e acompanhar o desenvolvimento dos alunos.

Professores conteudista e formador – elaborar conteúdos; desenvolver a adequação dos conteúdos dos materiais didáticos para as mídias impressas e digitais; supervisionar a linguagem do material didático desenvolvido para a modalidade a distância. Desenvolver as atividades de docência das disciplinas curriculares do curso; desenvolver as atividades de docência nas capacitações dos coordenadores, professores e tutores. Participar na complementação do curso, auxiliando na elaboração de guias de estudo e na revisão do material didático e elaborando ou propondo atividades; orientar o tutor, ajudando-o a encontrar soluções para os problemas e orientando quanto à promoção da interatividade entre os alunos, por meio da formação de grupos de estudo, do debate e da troca de ideias.

 Auxiliar os estudantes a criarem novos hábitos, comportamentos e estratégias de estudo.

Tutor – apoiar o professor da disciplina nas atividades educacionais; acompanhar as atividades do ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Estar disponível para tirar dúvidas, mediar discussões nos fóruns ou chats e emitir lembretes das atividades.

Material para a leitura (obrigatório)

Cada curso/disciplina deverá oferecer, obrigatoriamente, um texto para leitura, o mais comum é a apostila impressa para cursos presenciais e digital para os cursos virtuais.

Apostila: o texto apresenta cada conteúdo, em discurso narrativo didático, com explicações, referências de diferentes autores, ilustrações, exemplos resolvidos ou comentados e estudos de caso.

O formato irá depender do conteúdo abordado na disciplina. Deve conter indicação de leituras e sites relevantes, links para o saiba mais, instigando o estudante a refletir sobre o tema, bem como a fazer associações ou avaliar implicações entre teoria e prática, entre o estudo e a vida real.

Não existe um tamanho mínimo ou máximo, mas é aceitável que esteja em torno de 80 páginas para um conteúdo de 60 horas (fonte Arial 12, espaçamento 1,5 e margens 2,0 cm). Você pode usar outro modelo, se optar pela utilização de livro, livros-textos ou referências.

Vídeo de apresentação (obrigatório): devem ser considerados dois vídeos de apresentação, a depender da organização do curso: um geral para apresentação do curso e outro específico para a disciplina. Para cursos curtos, pode-se considerar apenas um vídeo de apresentação. Deve conter: um depoimento do professor apresentando-se (forma sucinta, relação com o tema, etc.); objetivos instrucionais; estrutura geral de como o curso/disciplina será desenvolvido; o que se espera do estudante e o que o aluno deve esperar do professor e tutores, etc.

Deve ser uma conversa direta, com uma linguagem objetiva e informal, com conteúdo informativo e motivador e, se for conveniente, apresentando a equipe do curso e os ambientes onde serão desenvolvidos, ferramentas e dinâmicas a serem utilizadas.

Vantagens: de forma objetiva, familiarizar o aluno com o professor, com o curso e/ou a disciplina, criando certa identificação entre eles

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *