Essencialmente Torá (תּוֹרָה) em hebraico significa ensinamento. Refere-se basicamente ao Pentateuco, ou seja, os cinco primeiros livros da Bíblia. O nome deriva da palavra Torá Hebraica Yara, que quer dizer ensinar, instruir, apontar para o alvo, uma fundação, estabelecer. Na tradição judaica existem duas torás, a escrita e a oral.
A raiz do substantivo TORH [‘tora’] é YARH (yara). Com isso, expressa-se ‘mostrar’, mas também ‘lançar’. Disso surgiu o verbo HORH (hora), o qual por sua vez significa ‘ensinar’, ‘instruir’. Também o substantivo MORH (more) está estreitamente com o verbo YRH (yara) e o verbo HORH (hora). MORH se traduz normalmente por professor, também na língua hebraica moderna.
O conceito significa alguém que ensina o outro, alguém que transmite o aprender, mostrando o caminho.
Pois o mandamento (MtSVH mitsva) é lanterna e a instrução (TORH) uma luz, e as correções são o caminho à (felicidade da) vida. Provérbios 6.23
YRH (Yara), portanto, tem o conceito “ensinador” e “atirador”. Já MORH [moreh], significa alguém que ensina o outro, alguém que transmite o aprender, mostrando o caminho.
Por Giliardi Rodrigues
2 respostas
muito bommm
Num é?