“As histórias têm formas que podem ser desenhadas em papel gráfico.”     

 Kurt Vonnegut

Os escribas eram profissionais que tinham a função de escrever, registrar e copiar coisas importantes como: documentos legais ou administrativos, registros históricos, informação comercial e as Escrituras. No Novo Testamento, também eram professores da lei judaica.

E aqui me coloco como escriba, cujas palavras em meus livros não as considero minhas, mas ditadas pelo Espírito Santo, porque sem Ele eu não escreveria nada do que já foi produzido nesses últimos 20 anos.

E não foi diferente ao criar o Editorial Arcos do Saber, cujo nome partiu d’Ele.

Vamos falar sobre os vários arcos, de uma maneira bem simples e resumida, a saber:

Significado de Arco: substantivo masculino, sinônimo de círculo ou roda. 

– Linha circular cujas extremidades se unem de modo a formar um círculo; anel, colar, arco de pipa.

– Arma portátil de metal, madeira ou outro material destinada ao arremesso de setas ou de flechas.

“Mais vale ouvir uma corda que se parte que não ter nunca esticado um arco. “— Carl Gustav Verner von Heidenstam

Etimologia (origem da palavra arco no português). Do latim arcus, o qual tem por significado “curva”.

Curva que descreve uma abóbada. [Arquitetura]

Tipo de construção composta por semicírculo usada como suporte para uma abertura na parede, sustentando colunas ou pilares em suas laterais. [Arqueologia]

Vara guarnecida de crinas, que serve para tocar violino e violoncelo. [Música]

Qualquer objeto que se assemelhe a um semicírculo aberto, sendo a abertura usada para prender alguma coisa.

Cada uma das partes que compõem os parênteses. [Gramática]

Semicírculo sob o qual passam os festejos numa festa.

“A ponte não é sustentada por essa ou aquela pedra, mas pela curva do arco que elas formam; mas sem pedras, o arco não existe.” Ítalo Calvino

Arco de uma história – algo que possui um começo, um meio e um fim. Podemos dizer que ele é a estrutura da história. Desse modo, resume-se que um arco, nesse caso, é um caminho que uma história pode ter e também pode ser aplicado aos personagens.

O arco narrativo – também podemos referir como “arco de uma história”, se trata de nada mais, nada menos do que o caminho que uma história toma. Como o próprio nome sugere, o “arco” é o formato de uma história. Ele é a jornada através dos eventos com começo, meio e fim. O meio sempre será ascendente como o ápice da curva

Arco de personagem – termo usado por escritores para descrever a jornada que um protagonista faz do seu lugar de conforto para a mudança e vice-versa. Portanto, um arco que mapeia a evolução da personalidade do seu protagonista através da história. As grandes batalhas nos arcos de personagens têm a ver com mudanças internas e pessoais.

O conceito de arco narrativo como conhecemos hoje foi desenvolvido pelo escritor alemão Gustav Freytag, por meio de suas análises das tragédias gregas e das peças de Shakespeare.

Tipicamente, nas peças clássicas de Shakespeare, o arco narrativo se divide em cinco atos: introdução, elevação da ação, clímax, declínio da ação e dénouement. Nesse modelo, com o clímax bem no meio, o que observamos é um “arco” com formato semelhante ao de um morro ou uma pirâmide. A ação sobe e desce.

Hoje em dia, no entanto, é possível observar arcos narrativos com formatos diversos. Uma história pode começar no meio da ação (in media res), ultrapassar momentos de calmaria e terminar no clímax. Ela também pode parecer uma sequência de ondas, subindo e descendo, subindo e descendo.

E por que tudo isso seria importante? Bem, estamos no campo da teoria e, é claro, nem todo autor se interessa por isso. Contudo, o arco narrativo pode ser compreendido como uma espécie de esqueleto da história.

É atravessando esse arco, essa jornada, que chegamos à conclusão de uma história. Tudo que está no caminho é relevante para que se alcance o fim perfeito.

Arco narrativo é diferente de enredo, pois o enredo é o que acontece na história. Não se refere à estrutura da história, nem à jornada da narrativa.

Quando o seu protagonista é capaz de superar seus obstáculos e falhas tornando-se uma pessoa melhor, podemos chamar de arco de crescimento do personagem. É comumente utilizado em estruturas de história como a estrutura de três atos e a Jornada do Herói.

Um arco de personagem é a transformação ou a jornada interior de um personagem ao longo de uma história.

Ex.: Mapa do Arco de Personagem: eles acreditam na mentira de que não são dignos da jornada → Eles são superados pelos obstáculos da jornada porque continuam se apegando à mentira → Eles são forçados a confrontar a verdade sobre sua força interior → Eles acreditam na verdade e ganham.

Um romance é como um arco de violino, a caixa que produz os sons é a alma do leitor. – Stendhal

Arco em hebraico: A palavra “Qeshet” significa “arco” e é usada tanto para o arco celeste quanto para o “arco” que é uma arma de guerra.

A velocidade da flecha é devida à força do arco.

A primeira ocorrência dessa palavra está no livro de Gênesis nos versos que falam acerca do término do dilúvio:

“O meu arco tenho posto na nuvem, este será por sinal do concerto entre mim e a terra” (Gn 9:13).

O arco-íris: sempre causou fascínio por sua beleza, por isso, objeto de várias lendas de várias culturas. Recebeu diferentes nomes, entre eles: “Arco da Aliança”.

Quando deixarmos de ter esperança é melhor apagar o arco-íris. “— Mário Lago

 “Arco celeste” ou “arco do céu”: vão ao encontro de como Deus se referiu ao fenômeno em Gênesis, de onde também vem a designação “arco da aliança” para alguns povos. A língua francesa pegou carona daí para seu “l’arc en ciel” (literalmente “o arco no céu”). “Arco da chuva” também é usado – como no inglês rainbow, junção das palavras rain (chuva) e bow (arco).

“Se você quer o arco-íris, tem que suportar a chuva. “— Dolly Parton

O arco de Kislêv: é o arco dos Macabeus. Simboliza sua ativa confiança em Deus para lutar contra o império e a cultura que então governavam a terra.  “Kesher” (arco)

O arco da nuvem: reaparece nos escritos do profeta Ezequiel que diz: “Como o aspecto do arco que aparece na nuvem no dia da chuva, assim era o aspecto do resplendor em redor, como um memorial. Este era o aspecto da semelhança da glória do YHVH; e, vendo isto, caí sobre o meu rosto, e ouvi a voz de quem falava” (Ez 1:28).

Podemos então ponderar que o arco celeste é, além de um símbolo que aparece nas nuvens, também algo que está posto na eternidade diante do Grande Rei e que faz com que Ele se lembre de nós constantemente  – enquanto habitantes da terra – para que sua promessa se cumpra e Ele não destrua a terra que, com tanto carinho, foi por Ele criada.

CITAÇÕES

SOUSA, Priscila. (5 de Maio de 2022). Conceito de arco. Conceito.de. https://conceito.de/arco

“As seis tramas que são a base de (quase) todas as histórias já contadas – BBC News Brasil” https://www.bbc.com/portuguese/vert-cul-44829803.amp

“Como Escrever um Arco de Personagem Envolvente” https://escritaselvagem.com.br/como-escrever/arco-de-personagem/

“O que é um arco narrativo? – Blog Bibliomundi” https://bibliomundi.com/blog/o-que-e-um-arco-narrativo/

“O que é arco de personagem? – Beck Blog” https://mbeck.com.br/blog/hqs/o-que-e-arco-de-personagem?amp

“O arco celeste – Shema Ysrael” https://shemaysrael.com/o-arco-celeste/

“Arco – Dicio, Dicionário Online de Português” https://www.dicio.com.br/arco/amp/

“Conceito de arco – O que é, Definição e Significado” https://conceito.de/arco