COMO ESCREVER UM LIVRO
Livro é educação, e educação é a semente que a gente tem que plantar para diminuir todos os outros males que a falta produz.
O principal para escrever um livro é ter clareza do tema que irá nortear todo o seu conteúdo.
O tema tem que estar ligado ao título, pois é por meio do tema que você levará o leitor a mudar a forma de pensar sobre o que você está agregando de novo para a vida dele.
Tenha em mente uma coisa: você escreve para resolver o problema de ou para tirar a dor de quem está lendo.
O propósito da sua obra pode começar através das suas experiências ou suas dores, e através delas você ajudar as pessoas, esse deve ser o objetivo maior da sua escrita.
Todo o conceito gira em torno de um tripé: clareza, título e tema.
Qual a qualidade que te representa? Quais as suas características que as pessoas conhecem e por quê? Qual é a imagem pessoal que faz com que as pessoas gostem de você? Essas suas qualidades ajudam no processo de criatividade do seu conteúdo? Encontre seus pontos fortes que ainda não são conhecidos, mas você sabe que tem, e use-os para influenciar seus leitores.
O livro é o melhor caminho para que você possa ser ouvido. Ser um palestrante é algo que pode estar guardado dentro de você e pode ser essa a oportunidade que você estava esperando.
Lançar um livro é deixar no mundo o seu legado, é mostrar ao mundo inteiro a sua mensagem, aquilo que você acredita.
Uma vez estabelecido os alvos é preciso ter em mente algumas coisas e uma delas é a organização, separe o seu local de escrita, caderno, caneta, pincéis, marcadores de texto, ou se preferir use o notebook. Não existe o melhor instrumento para escrever e sim o que melhor for para você. Você é o protagonista dessa história.
Disciplina é a certeza de conclusão do seu trabalho. Estabeleça os dias e horários que irá escrever, seja determinado e ousado. Se você produzir um pouco todo dia, terá seu livro pronto dentro do prazo que estabelecer para conclusão, basta uma hora por dia, não espere a inspiração chegar, pois pode demorar muito, provoque-a. Bem feito é melhor que perfeito.
Inspiração. A falta de inspiração tem diversas causas, mas quero me ater aqui a uma em especial – a falta de referência. Por isso, é fundamental que você pesquise sobre o que vai escrever e o que traria de novo para esse tema, isso irá lhe inspirar a rabiscar seus ensaios e, com certeza, produzirá algo muito valioso.
Outra dica importante, escute boa música, as que você gosta, anote suas ideias. Eu tenho o hábito de registrar no bloco de notas do celular todos os insights que recebo.
A ponte não é sustentada por essa ou aquela pedra, mas pela curva do arco que elas formam; mas sem pedras o arco não existe. Ítalo Calvino
Arco de uma história – algo que possui um começo, um meio e um fim. Podemos dizer que ele é a estrutura da história. Desse modo, resume-se que um arco, nesse caso, é um caminho que uma história pode ter e também pode ser aplicado aos personagens.
O arco narrativo – também podemos referir como “arco de uma história”, trata de nada mais nada menos do que o caminho que uma história toma. Como o próprio nome sugere, o “arco” é o formato de uma história. Ele é a jornada através dos eventos, com começo, meio e fim.
Arco de personagem – é um termo usado por escritores para descrever a jornada que um protagonista faz do seu lugar de conforto para a mudança e vice-versa, portanto, um arco que mapeia a evolução da personalidade do seu protagonista através da história. As grandes batalhas nos arcos de personagens têm a ver com mudanças internas e pessoais. Quem são seus escritores prediletos? Liste cada um deles e relacione o porquê.
Pesquise quem são as melhores referências no mercado, leia-os, e anote todas as referências, pois um livro sem bibliografia certamente não traz credibilidade.
Minha dica é que você procure ler sempre e anote os insights interessantes que encontrar. Assim você pode usar essas informações sem precisar correr contra o tempo para ler os livros necessários que terá como inspiração para escrever.
Qualquer fonte utilizada nas pesquisas dos seus trabalhos acadêmicos ou não, deve ser descrita e o autor citado para que você não seja acusado de plágio e tenha problemas com isso.
Basicamente, em uma referência, são necessárias as seguintes informações:
- SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título da Obra.: Subtítulo. Cidade: Editora, ano.
Sempre que você pesquisar algo, não esqueça de anotar esses 6 itens básicos. Eles devem ser dispostos no formato acima, sobrenome em caixa alta primeiro, seguido de vírgula e do nome em caixa baixa, título da obra em negrito seguido de ponto, a cidade onde a obra foi publicada, dois pontos, a editora que publicou e o ano.
Nas referências de livros, você deve acrescentar a edição, como no exemplo: PESSOA, Fernando. Poesias. 15.ed. Lisboa: Ática, 1995.
SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título da Obra. Número da edição.ed. Cidade: Editora, ano.
Para citar sites é basicamente a mesma estrutura que mostramos acima. A diferença é que, ao final, você deve retirar a editora, acrescentar o nome do site pesquisado em negrito, o link e a data da pesquisa, como no exemplo abaixo:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título da Obra. Título do Site. Cidade, ano. Disponível em: <http://citandoautor.com.br/ABNT>. Acesso em: 10 out. 2018.
Edição do livro.
Fazemos todas as etapas de produção, confira no nosso vídeo.
Publicar o livro é outra história, mas quero lhe dizer que hoje com a internet, lançar um livro digital é algo muito mais próximo do que você imagina.
Se você ainda não é conhecido não se preocupe. As pessoas compram o livro por confiar no tema, não em você. A sua mensagem tem um público específico e você irá encontrá-lo.
Nesse blog, publicaremos uma série de dicas dos diversos processos para escrever, publicar e divulgar seu livro. Tudo de uma forma muito simples e clara